quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Trabalhando Portinari


Cândido Portinari um dos maiores artistas plásticos brasileiro, com mais de 5 mil obras, desde pequenos esboços à enormes painéis. Trabalhar Portinari em sala de aula sempre é muito gostoso, pois nas obras é possível identificar muito do nosso cotidiano. E um dos temas mais divertidos de se trabalhar são as brincadeiras infantis, tema usado por Portinari para retratar sua infância em Brodowski cheia de brincadeiras e histórias. Esse tema pode ser trabalhado em todos os níveis da educação tanto nas séries iniciais quanto no ensino médio, e o mais interessante é observar como cada idade se comporta e vê o mundo das brincadeiras.
Podemos trabalhar as brincadeiras de inúmeras maneiras, o mais importante é deixar a imaginação rolar e se divertir, porque de criança todos temos um pouco ou muito dentro de nós .

Algumas sugestões de aulas usando como inspiração as obras de Cândido Portinari:

1ª aula

Objetivo geral: Conhecer o artista Candido Portinari

Objetivo específico: Conhecer a biografia do artista e um dos temas abordados pelo artista as brincadeiras infantis.

Recursos: Video biográfico do artista Cândido Portinari, disponível em:
 Datashow, para apresentação de algumas obras do artista.

Sequência didática: Pode ser feita a apresentação do vídeo de uma breve biografia de Cândido Portinari, após apresentar obras que abordam o tema das brincadeiras.

Em seguida realizar uma discussão, para levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o artista estudado e o tema abordado nas imagens.
Se os alunos conhecem algumas das obras? Onde as viram?
Que brincadeiras os alunos identificaram nas obras de Portinari?
Quais delas os alunos já brincaram? Quais são as suas preferidas e quais os alunos não conheciam?

Após essa discussão realizar uma atividade dinâmica de brincadeira, tendo como inspiração a obra Meninos pulando carniça e Roda infantil, os alunos brincarão de roda e pular carniça.

Avaliação: Os alunos serão avaliados pela participação e cooperação nas atividades propostas, podendo ser feita de forma oral ou escrita uma avaliação sobre a vida e obra de Portinari e as brincadeiras estudadas.

Anexo: Imagens das obras Roda infantil e Meninos pulando carniça de Cândido Portinari


     

    





2ª aula

Objetivos gerais: Releitura de imagem da obra de Portinari

Objetivos específicos: Propiciar ao aluno a apreciação das obras do artista, além de conhecer o valor artístico e histórico que elas representam.
Contextualizar as obras e as brincadeiras com o seu cotidiano.
Fruição artística através da releitura de obras e produção de obras utilizando a obra de Portinari como referência e inspiração.

Recursos: Imagem da obra Soltando papagaios de Cândido Portinari, cartolina, tinta guache e pincéis.

Sequência didática: Será apresentada a obra Soltando Papagaios de Portinari, e será aberta uma discussão sobre ela:
O que é o papagaio? Como é que os alunos conhecem o papagaio?
Se já realizaram tal brincadeira?
Se conhecem algum formato diferente de papagaio?
Após uma breve discussão sobre o assunto, os alunos realizarão uma releitura da obra utilizando-se de cartolina, tinta guache e pincéis para tal.

Avaliação: Os alunos serão avaliados pela participação e cooperação nas atividades propostas, bem como será observado o domínio da técnica de pintura com tinta guache e o entendimento de como se realiza uma releitura de obra.

Anexo: Obra Soltando papagaios de Cândido Portinari




3ª aula

Objetivos gerais: Trabalhar a brincadeira “Soltando pipa”

Objetivos específicos: Proporcionar ao aluno o processo de criação de seus próprios brinquedos;
Desenvolver sua coordenação motora fina e criatividade, no processo de confecção do brinquedo;

Recursos: Papel seda de diversas cores, espetinhos de madeira, cola, barbante.

Sequência didática: Ainda inspirados pelas várias obras de Portinari que abordam o tema com papagaios e pipas, os alunos confeccionarão o seu próprio brinquedo, que nesse caso a pipa de papel.
Seguindo as orientações do professor (a) os alunos montarão a estrutura da pipa com os espetinhos de madeira e barbante, em seguida cobrirão a estrutura com papel seda na cor que quiserem, deixando-os livres para ornamentar a pipa com desenhos, colagens, pinturas, acrescentando ao final a rabiola da pipa. Sendo esse brinquedo o suporte para a criação artística dos alunos.


Avaliação: Os alunos serão avaliados pela participação e cooperação nas atividades propostas, bem como será observado à criatividade na elaboração da pipa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário