terça-feira, 14 de outubro de 2014

Cores primárias, Piet Mondrian e a Páscoa

No ensino e aprendizagem de artes visuais, é indiscutível a importância do estudo das cores, nesse caso as cores primárias e neutras, elas fazem parte da nossa vida, da natureza e são fundamentais nas várias formas de linguagem. Poder contextualizar esse tema, com uma data comemorativa, é de grande significância para as crianças, pois o estudo somente, torna-se muito vago, se o trabalho não é inserido na vivência das crianças e a comemoração da Páscoa, data tão especial e cheia de simbologia, abre inúmeras oportunidades para fazer essa ponte entre o estudo teórico e a prática da arte. A contextualização se torna completa quando inserimos algum artista, que com suas obras, exemplifica o assunto estudado, propiciando ao aluno a apreciação de obras e sua fruição e ainda através da leitura e releitura de imagens, propiciar a criação de arte. No meu caso usei artista neoplasticista Piet Mondrian, que com suas obras do seu período maduro buscam representar suas ideias, com as formas mais simples da natureza, que são as cores puras, neutras e formas geométricas simples.


 O estudo das cores, leitura e releitura e a contextualização de obras, são de grande importância no ensino e aprendizagem de artes visuais. Pois elas são empregadas em várias formas de linguagem, as cores e datas comemorativas são carregadas de significados, simbologias e interferem nas nossas emoções e sentidos. A Páscoa é uma excelente forma de contextualizar as cores, além de ser uma data muito especial para as crianças, que terão como fonte de inspiração para seus trabalhos de releitura, as obras do artista neoplasticista Piet Mondrian, que utilizou em seus trabalhos do período maduro, principalmente as cores primária, neutras e linhas. Propiciando ao aluno no final do trabalho a oportunidade de criação, apreciação e fruição da arte, do artista Mondrian e a sua própria.

Como cita o PCN 1º e 2º ciclos pg.32, “[...] entende-se que aprender arte envolve não apenas uma atividade de produção artística pelos alunos, mas também a conquista da significação do que fazem, pelo desenvolvimento da percepção estética, alimentada pelo contato com o fenômeno artístico [...]”.O estudo da arte, da produção artística, da fruição artística e a contextualização, colaboram tanto no desenvolvimento psicomotor como no desenvolvimento cognitivo da criança. Como aponta Coleto (2010, pg.139) em seu artigo, “Os seres humanos são dotados de criatividade e possuem a capacidade de aprender e de ensinar. A criatividade da criança precisa ser trabalhada e desenvolvida, e é por meio do trabalho realizado com a arte nas escolas que isso será possível [...]”. E para que esse desenvolvimento ocorra, o aluno precisa conhecer elementos como as cores, linhas, luz e sombra, matérias que servirão de suporte, e que esse estudo venha de encontro com o meio em que esse aluno está inserido, proporcionando a ele sentido do que é trabalhado.

O conhecimento da arte abre perspectivas para que o aluno tenha uma compreensão do mundo na qual a dimensão poética esteja presente: a arte ensina que é possível transformar continuamente a existência, que é preciso mudar referências a cada momento, ser flexível. Isso quer dizer que criar e conhecer são indissociáveis e a flexibilidade é condição fundamental para aprender. (PCN 1º e 2º ciclo de artes pg. 19)

Como citado acima, no PCN de artes, conhecer e criar são indissociáveis e para isso efetivamente ocorra, o uso da leitura e da releitura de imagem devem se fazer presente no ensino das artes e nas atividades de aula. Para Pillar (2009, pg.15), “Ler uma obra seria, então, perceber, compreender, interpretar, a trama de cores, texturas, volumes, formas, linhas que constituem uma imagem”, e Pillar (2009, pg.17), continua “ [...] a leitura de uma obra de arte é uma aventura em que cognição e sensibilidade se interpenetram na busca de significados.”

PLANO DE AULA

Assunto: Artista neoplasticista Piet Mondrian contextualizada com a data comemorativa da Páscoa.

Conteúdo programático: Obras do período maduro de sua carreira do artista neoplástico Piet Mondrian, para a apreciação, leitura e releitura, contextualizado com a data comemorativa da Páscoa.

Objetivos:
•           Propiciar ao aluno a apreciação de obras neoplásticas de Piet Mondrian e conhecer a história e a corrente artística do artista.
•           Contextualizar com motivos pascais, os estudos realizados, através da produção artística.
•           Criação e fruição artística através da releitura das obras do artista Piet Mondrian.

Recursos: Imagens das obras de Mondrian impressos em papel fotográfico no tamanho 20x30,casquinhas de ovos que serão o suporte da releitura, pincéis,  tinta guache nas cores primárias e neutras.

Sequência didática: Apresentar aos alunos o artista neoplasticista Piet Mondrian e as obras da sua fase abstrata e mais madura, que utilizam as cores primárias, neutras, linhas e formas geométricas. Pode ser feito um trabalho de apreciação das obras, com obras impressas em papel fotográfico no tamanho 20x30, afixados no quadro da sala de aula, para a visualização dos alunos, também pode ser realizada uma leitura das obras em grupo, observando as capacidades dos alunos e contextualizado com a história do artista Mondrian, cada aluno também pode receber um breve histórico do artista para colar em seu caderno de artes visuais que auxiliará na leitura das obras
 Iniciando a produção artística dos alunos, associando os assuntos trabalhados nas aulas anteriores com temas pascais. Esse processo pode se dar da seguinte forma, cada aluno recebe uma ou mais casquinhas de ovos e nelas será feito um trabalho de releitura das obras, observadas na aula anterior do artista Piet Mondrian e que estarão novamente afixadas no quadro da sala de aula, para esse trabalho será utilizado tinta guache com cores primárias (vermelho, azul e amarelo) e as cores neutras, na produção artística de releitura de obras dos alunos.

IMAGENS DE PIET MONDRIAN











REFERÊNCIAS

BRASIL. SECRETARIA DE ENSINO FUNDAMENTAL. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: ARTEBrasília,1997. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro06.pdf>. Acesso em : 23 marc. 2014.


COLETO, Daniela Cristina. A IMPORTÂNCIA DA ARTE PARA A FORMAÇÃO DA CRIANÇA. Disponível em: <http://www.conteudo.org.br/index.php/conteudo/article/viewFile/35/34>. Acesso em: 23 mar. 2014.

PILLAR, Analice Dutra (Org.). A EDUCAÇÃO DO OLHAR. Porto Alegre ,5ª edição. Ed. Mediação,2009.

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