No ensino e
aprendizagem de artes visuais, é indiscutível a importância do estudo das
cores, nesse caso as cores primárias e neutras, elas fazem parte da nossa vida,
da natureza e são fundamentais nas várias formas de linguagem. Poder contextualizar
esse tema, com uma data comemorativa, é de grande significância para as
crianças, pois o estudo somente, torna-se muito vago, se o trabalho não é
inserido na vivência das crianças e a comemoração da Páscoa, data tão especial
e cheia de simbologia, abre inúmeras oportunidades para fazer essa ponte entre o
estudo teórico e a prática da arte. A contextualização se torna completa quando
inserimos algum artista, que com suas obras, exemplifica o assunto estudado,
propiciando ao aluno a apreciação de obras e sua fruição e ainda através da
leitura e releitura de imagens, propiciar a criação de arte. No meu caso usei artista neoplasticista Piet Mondrian, que com
suas obras do seu período maduro buscam representar suas ideias, com as formas
mais simples da natureza, que são as cores puras, neutras e formas geométricas
simples.
O estudo das cores,
leitura e releitura e a contextualização de obras, são de grande importância no
ensino e aprendizagem de artes visuais. Pois elas são
empregadas em várias formas de linguagem, as cores e datas comemorativas são
carregadas de significados, simbologias e interferem nas nossas emoções e sentidos.
A Páscoa é uma excelente forma de contextualizar as cores, além de ser uma data
muito especial para as crianças, que terão como fonte de inspiração para seus
trabalhos de releitura, as obras do artista neoplasticista Piet Mondrian, que
utilizou em seus trabalhos do período maduro, principalmente as cores primária,
neutras e linhas. Propiciando ao aluno no final do trabalho a oportunidade de
criação, apreciação e fruição da arte, do artista Mondrian e a sua própria.
Como cita o PCN 1º e
2º ciclos pg.32, “[...] entende-se que aprender arte envolve não apenas uma
atividade de produção artística pelos alunos, mas também a conquista da
significação do que fazem, pelo desenvolvimento da percepção estética,
alimentada pelo contato com o fenômeno artístico [...]”.O estudo da arte, da
produção artística, da fruição artística e a contextualização, colaboram tanto
no desenvolvimento psicomotor como no desenvolvimento cognitivo da criança.
Como aponta Coleto (2010, pg.139) em seu artigo, “Os seres humanos são dotados
de criatividade e possuem a capacidade de aprender e de ensinar. A criatividade
da criança precisa ser trabalhada e desenvolvida, e é por meio do trabalho
realizado com a arte nas escolas que isso será possível [...]”. E para que esse
desenvolvimento ocorra, o aluno precisa conhecer elementos como as cores,
linhas, luz e sombra, matérias que servirão de suporte, e que esse estudo venha
de encontro com o meio em que esse aluno está inserido, proporcionando a ele
sentido do que é trabalhado.
O
conhecimento da arte abre perspectivas para que o aluno tenha uma compreensão
do mundo na qual a dimensão poética esteja presente: a arte ensina que é
possível transformar continuamente a existência, que é preciso mudar
referências a cada momento, ser flexível. Isso quer dizer que criar e conhecer
são indissociáveis e a flexibilidade é condição fundamental para aprender. (PCN 1º e
2º ciclo de artes pg. 19)
Como citado acima, no
PCN de artes, conhecer e criar são indissociáveis e para isso efetivamente
ocorra, o uso da leitura e da releitura de imagem devem se fazer presente no
ensino das artes e nas atividades de aula. Para Pillar (2009, pg.15), “Ler uma
obra seria, então, perceber, compreender, interpretar, a trama de cores,
texturas, volumes, formas, linhas que constituem uma imagem”, e Pillar (2009,
pg.17), continua “ [...] a leitura de uma obra de arte é uma aventura em que
cognição e sensibilidade se interpenetram na busca de significados.”
PLANO DE AULA
Assunto: Artista neoplasticista Piet Mondrian
contextualizada com a data comemorativa da Páscoa.
Conteúdo programático: Obras
do período maduro de sua carreira do artista neoplástico Piet Mondrian, para a apreciação,
leitura e releitura, contextualizado com a data comemorativa da Páscoa.
Objetivos:
• Propiciar ao aluno a apreciação de
obras neoplásticas de Piet Mondrian e conhecer a história e a corrente artística
do artista.
• Contextualizar com motivos pascais,
os estudos realizados, através da produção artística.
• Criação e fruição artística através
da releitura das obras do artista Piet Mondrian.
Recursos: Imagens das obras de Mondrian
impressos em papel fotográfico no tamanho 20x30,casquinhas de ovos
que serão o suporte da releitura, pincéis,
tinta guache nas cores primárias e neutras.
Sequência didática: Apresentar aos alunos o artista
neoplasticista Piet Mondrian e as obras da sua fase abstrata e mais madura, que
utilizam as cores primárias, neutras, linhas e formas geométricas. Pode ser feito um trabalho de apreciação das obras, com obras impressas em papel
fotográfico no tamanho 20x30, afixados no quadro da sala de aula, para a
visualização dos alunos, também pode ser realizada uma leitura das obras em grupo,
observando as capacidades dos alunos e contextualizado com a história do
artista Mondrian, cada aluno também pode receber um breve histórico do artista para
colar em seu caderno de artes visuais que auxiliará na leitura das obras
Iniciando a produção artística
dos alunos, associando os assuntos trabalhados nas aulas anteriores com temas
pascais. Esse processo pode se dar da seguinte forma, cada aluno recebe uma ou
mais casquinhas de ovos e nelas será feito um trabalho de releitura das obras,
observadas na aula anterior do artista Piet Mondrian e que estarão novamente
afixadas no quadro da sala de aula, para esse trabalho será utilizado tinta
guache com cores primárias (vermelho, azul e amarelo) e as cores neutras, na produção artística de releitura de obras
dos alunos.
REFERÊNCIAS
BRASIL. SECRETARIA
DE ENSINO FUNDAMENTAL. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: ARTE – Brasília,1997. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro06.pdf>.
Acesso em : 23 marc. 2014.
COLETO, Daniela Cristina. A IMPORTÂNCIA DA ARTE PARA A
FORMAÇÃO DA CRIANÇA. Disponível
em: <http://www.conteudo.org.br/index.php/conteudo/article/viewFile/35/34>.
Acesso em: 23 mar. 2014.
PILLAR, Analice Dutra (Org.). A EDUCAÇÃO DO OLHAR. Porto Alegre ,5ª edição. Ed. Mediação,2009.
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