terça-feira, 11 de agosto de 2015

Trabalhando MONDRIAN na Educação Infantil



     Piet Mondrian, artista neoplástico, cubista e abstracionista,  artista que possibilita inúmeras contextualizações em vários níveis de ensino, como já foi anteriormente postado uma proposta de contextualizar as obras do artista com os temas das cores primárias e a data festiva da páscoa, hoje trago um proposta para Educação Infantil.
         
        O ensino de Arte na Educação Infantil ainda é uma tema envolto em discussões quanto a temas a serem trabalhados nesses níveis, temas relacionados a História da Arte ainda são muito pouco trabalhados com crianças de Educação Infantil. Muitos são os motivos alegados, dentre eles a de que crianças nessa idade são muito novas e não irão aprender, que é um tema muito complexo enfim, as desculpas são as mais diversas. No meu entendimento, as crianças são muito subestimas, elas devem ser introduzidas ao mundo das artes produzidas historicamente pelo homem, de forma lúdica, simples em uma linguagem adequada. Na minha experiência docente, constatei que as crianças da Educação Infantil são muito receptivas aos assuntos, as obras e aos artistas, sem preconceitos, sem esteriótipos.

        Trabalhei as cores primárias, com turmas de Jardim e Pré, iniciei sondando os alunos quanto aos conhecimentos prévios com relação as cores, contei de forma bem lúdica o que são e o por que de tais cores serem conhecidas como primárias. Após, apresentei algumas obras impressas de Mondrian e fizemos a leituras dessas obras deixando que os alunos falassem o que viam e observavam. O artista foi apresentado de forma bem simples sem ater-me muito a datas e períodos. Depois de muita conversa, em uma folha de oficio A4, os alunos puderam fazer sua releitura das obras utilizando recortes de papel colorido e cola. Os materiais utilizados foram tiras de papel preto para representar as linhas e quadrados nas cores primárias para compor o trabalho. Os alunos observando as posições das linhas e a disposição dos quadrados coloridos fizeram a colagem no papel branco.

       Os alunos se mostraram muito interessados e empolgados, retomando o assunto em aulas posteriores eles conseguiam relacionar as obras ao artista, reconhecer as linguagens visuais empregadas nas obras. Mostrando que as crianças desse nível de ensino são muito capazes de aprender a Arte e sua História, sempre levando em conta a linguagem adequada empregada e materiais que venham a desenvolver não só a visualidade e a estética bem como a motricidade das crianças.









Nenhum comentário:

Postar um comentário